quarta-feira, 13 de junho de 2007

Aula Jornalismo online e imprensa convencional - 13/06/2007

Oi pessoal

Incluíndo esta, só temos mais três aulas neste semestre. Como perdemos uma aula em conseqüência do Fórum com parlamentares, a programação passa a ser a seguinte, até o final do semestre:

dia 20/06 – Avaliação dos weblogs de alunos
– Cada aluno deverá até o dia da avaliação ter produzido pelo menos seis postagens. Duas das quais, obrigatoriamente terão que ser feitas entre a aula de hoje e a próxima aula.
– Haverá uma auto avaliação por parte de cada aluno e uma avaliação por escrito dos demais colegas;
– Os alunos que não fizerem a auto-avaliação não terão nota.

Dia 27/07 – Produção de texto em sala de aula para comparação com o texto produzido no início das aulas. A comparação dos textos será feita pelo aluno e pelo professor, valendo nota.

Segue o roteiro da aula de hoje

1) Crise da imprensa convencional
– crise de credibilidade,
– crise de criatividade,
– redução de tiragens e
– crise de modelo de negócios.
2) Sustentabilidade econômica
– simbiose entre modelo online e offline,
– situação paradoxal : modelo offline em crise mas ainda rentável. Modelo online em ascenção, mas sem sustentabilidade a curto prazo.
3) Grandes empresas
- Situação beneficia grandes grupos porque podem transferir lucros do offline para compensar prejuízos no online.
- Jornalismo de atualidade é o mais afetado.
- Integração entre cobertura internacional, nacional e segmentada.
- Grandes jornais tendem a ser grandes portais de primeiro acesso.
4) Sustentabilidade pequenos projetos
– Exploração de nichos
– Rentabilidade reduzida, longa maturação,
– Comunidades de empreendedores online (encubadoras),
– Comunidades de informação.
– Combinar atividade offline com online.
– Cauda longa.
5) Perpsectivas futuras
– integração entre modelos online e offline,
– colaboração informativa entre autores e leitores/usuários

Segunda parte da aula
Análise crítica , feita em grupos de dois alunos, dos seguintes sites:

a) G1
b) NoMinimo
c) Último Segundo
d) Vida Digital
e) Jornalistas na Web

A análise deve levar em conta os seguintes itens:

1) Organização visual – design – pontos positivos e pontos negativos.
2) Organização temática – pontos positivos e negativos na escolha dos temas mais importantes na página.
3) Usabilidade – testar a navegação por hiperlinks da página e salientar pontos positivos e negativos.
4) Grau de interesse – Despertou interesse do avaliador ou não, porquê.
5) Interatividade – avaliar interatividade da página com o leitor: comentários, fóruns, pesquisas de opinião, blogs, avaliar participação dos leitores em comentários postados.
Os relatórios da avaliação devem ser enviados por email para o professor até o final da aula no endereço castilho.aulas@gmail.com

Nenhum comentário: