terça-feira, 20 de março de 2007

Aula dia 21/3 - WEBLOGS

Roteiro

1) O que é um blog
2) O que é a blogosfera
3) A teoria da conversa global
4) Estatísticas da blogosfera
5) Blogs pessoais – diário de Samuel Pepy
6) Blogs políticos
7) Blogs jornalísticos
8) Blogs utilitarios
9) Foto blogs
10) Superblogs
11) Financiamento de blogs – AdSense, BlogAds,
12) Discussão do texto de Francis Pisani (publicado no posto anterior)


1) O que é um blog – é um site pré-programado com design mínimo onde os textos são colocados em ordem cronológica inversa (os mais recentes primeiro) e onde ao leitores podem colocar comentários. Sua funcionalidade está orientada no sentido de facilitar a produção de textos e garantir a interatividade com os leitores.

Primeiro blog em 1998, segundo Rebecca Blood. Foi um programador que colocou numa coluna ao lado direito uma serie de links para amigos.
Em 1999 surgiu o programa Blogger, desenolvido pela empresa Pyra Labs, e aí o fenômeno disparou. Em 2003, o Google comprou a Pyra e assumiu um papel chave na blogosfera.

Características técnicas; permalink

2) O que é a blogosfera é o conjunto de blogs que participam do que foi convencionado chamar de “a conversação global”, ou seja o dialogo entre blogueiros e comentaristas, onde os papeis se invertem, onde há informação circula sem freios e ninguém é dono do conhecimento.

3) Conversação global – Os blogs deram às pessoas comuns a possibilidade de publicar seus pensamentos, opiniões e reivindicações numa escala jamais vista pela humanidade. As conseqüências deste fenômeno ainda não podem ser avaliadas na íntegra porque o processo é muito recente, mas uma amostra já foi dada por alguns eventos como o patrulhamento da imprensa, o patrulhamento dos políticos, o jornalismo hiperlocal.

4) Estatísticas - Hoje já são cerca de 60 milhões de blogs, com 70 mil sendo criados diariamente, segundo o site Technorati que monitora dos blogs. Deste total poderíamos dizer que 10 a 12 % são atualizados pelo menos uma vez por semana.
Há pelo menos cinco grandes mecanismos de buscas de blogs. Principal Technorati, seguindo-se do Blogdex e o mais novo é o Sphere. Yahoo e Google tem busca de blogs. www.blogsearch.google.com

Dados de pesquisa do Pew Center 2006.
- 7% of the 120 million U.S adults who use the Internet say they have created

a Blog or web-based dairy. That represents more than eight million
people.

- 27% of Internet users say they read Blogs; a 58% jump from the 17%
who told us they were Blog readers in February 2004. This means that by
the end of 2004, 32 million Americans were Blog readers.

- Some 9% of Internet users said they read political Blogs “frequently” or “sometimes”
during the campaign.

Only 38% of all Internet users know what a Blog is. The
rest are not sure what the term “Blog” means.

The study goes on to say that Blog creators are more likely to be:
• Men: 57% are male
• Young: 48% are under 30
• Broadband users: 70% have broadband at home
• Internet veterans: 82% have been online six years or more
• Relatively well off financially 42% live in households earning over
$50,000
• Well educated: 39% have college or graduate degrees


As for Blog readers the study states, “An even more dramatic story
emerges in Blog readership. We began asking about this in the spring of 2003
and found that 11% of Internet users at that time had read Blogs. The figure
jumped to 17% this past February and leapt to 27% in November. The growth in
2004 alone amounts to 58%” Blog readers are somewhat more of a mainstream group than Bloggers.


4) Relação dos blogs com leitores
Formação de Comunidades
Administração de comunidades
RSS

5) Blogs pessoais -
The Diary of Samuel Pepys ( www.pepysdiary.com) O seu criador, Phil Gylford, se comprometeu a publicar um registro, todos os dias, durante os próximos 10 anos. Uma forma moderna de divulgar um pouco da História. Pepys foi um escriturário do século XVII que fez um diário durante quatro anos.
Diários de aventuras, de experiências, de viagens etc


6) Blogs políticos – são os mais populares porque estão associados à catarse politica das pessoas e ao desejo de participação, possível através dos comentários. Blogs de políticos são muito comuns nos EUA mas aqui no Brasil são raros. Caso Cesar Maia e de Luiz Henrique Lima. Mas existem blogs curiosos como o Diário do Velho Caudilho (http://brizola2006.blogspot.com/) e o Serjão Comenta do Céu (http://serjaocomentadoceu.blogspot.com/) . Há blogs de direita como o Mídia Sem Mascara (http://www.midiasemmascara.org/) na verdade uma rede de blogs conservadores. Quem quiser uma relação de blogos políticos no Brasil procure em Blogs Unidos (http://blogsunidos.blogspot.com/)

7) Blogs jornalísticos – São uma opção cada vez mais freqüente de profissionais autônomos. Os mais comuns são os políticos como os dos jornalistas Ricardo Noblat, Josias de Souza e Jorge Moreno. Noblat eraautnomo mas agora está no Estadão. Todos os outros tabmém são de jornais. Nos EUA os grandes blogs jornalísticos são independentes e já se trasformaram em marcas valorizadas como é o caso do InstaPundit (conservador) e do Daily Kos (liberal).
A guerra do Iraque foi um tema altamente explorado por blgueiros iraqueanos. O mais famoso foi o Onde está Raed (http://dear_raed.blogspot.com/ ) escrito pelo iraqueano de pseudônimo Salam Pax. Depois surgiu o blog de Chris Albritton (http://www.back-to-iraq.com/) . Agora o caso mais conhecido é o de Kevin Sites, um ex-correspondente da televisão ABC que tem um blogo pessoal de noticias no site Yahoo (http://hotzone.yahoo.com/)

8) Blogs utilitários – cobertura de seminários, palestras, conferencias. Um exemplo: We Media Conference (http://www.mediacenter.org/wemedia05/the_program.html)

9) Fotoblogs e o Podcast - que na verdade é um blog de áudio.

10 ) Superblogs – redes que agenciam blogs Gawker e agora a OSM (direita americana). Redes de blogueiros para ganhar publicidade e credibilidade.

11) Faturamento - Anúncios AdSense, BlogAds, AdBrite / Fast Click and Burst Media (criam blogs que já vem com anúncios)
“As many as 64 percent of marketers are interested in advertising on Blogs, according to a Forrester Research study, though their investments would still be a fraction of the $14.7 billion expected to be spent on Internet ads this year.”

Nenhum comentário: