terça-feira, 15 de maio de 2007

Convergência no jornalismo online / aula dia 16/5

1) O jornalismo do futuro nas grandes empresas de comunicação passa pela convergência de canais de comunicação.

2) A Web é o canal por excelência em matéria de convergência porque é o único que consegue englobar texto, áudio, vídeo e interatividade.

3) Jornalista polivalente: produz, executa e edita conteúdos jornalísticos pensando em quatro canais de comunicação : texto, imagem (vídeo, foto, gráficos, animações), áudio e interatividade. A interatividade significa a capacidade de conversar com o público para transmitir informação e estabelecer as bases para uma autoria coletiva de conteúdos jornalísticos.- Repórter polivalente – escreve, filma, fotografa, narra em áudio, entrevista, interage (responde emails, participa do Orkut ou do Second Life).- Editor polivalente – Edita em vídeo, áudio, texto e é capaz de coordenar chats, fóruns e animar uma comunidade no Orkut, por exemplo).

4) Tipos de convergência em jornalismo online- Pode haver uma convergência parcial, quando você tem uma noticia ou reportagem só em texto e fotos, ou um vídeo com áudio. Pode haver vídeo, áudio e interatividade (vídeo conferência ou vídeo entrevista).- Pode haver convergência integrada ou não. Integrada quando você desenvolve uma narrativa usando texto, imagens, áudio e interatividade onde estes elementos ganham relevância de acordo com as exigências da ação. É a mais difícil de se produzir e é praticada apenas por alguns países. A convergência não integrada é mais comum e tem um componente como base (em geral o texto) e a partir dele são feitos links para detalhamento das informações.

5) Novas funções do jornalismo convergente:- Editor de notícias: tomar uma noticia e ver como ela será tratada em impresso, radio, televisão e internet. - Editor de fluxo: ordenamento dos conteúdos passando de uma midia para outra- Editor de conteúdos – contextualização, checagem de fontes e dados, - Editor do formato final – Revisor, tradutor, pós produção em áudio e vídeo.

6) Convergência móvelÉ o terreno do telefone celular. As duas principais características do jornalismo móvel: textos extremamente sintéticos e altamente personalizados. O telefone celular é a midia mais personalizada que existe. É quase intima. Textos para celular – torpedos informativos máximo 7 a 8 linhas de vinte a 22 toques, ou seja 175 caracteres com espaço.

7) Exercício – redigir e mandar em celular para um amigo ou colega a seguinte noticia:

Liberados os quatro últimos suspeitos na Operação Moeda Verde
O desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, liberou as quatro pessoas que estavam presas acusadas de envolvimento na Operação Moeda Verde, em Florianópolis.
Já saíram da sede da Polícia Federal o vereador Juarez Silveira; o secretário afastado da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos de Florianópolis (Susp), Renato Joceli de Sousa; o diretor afastado da Susp, Rubens Bazzo, e o ex-funcionário da Fatma André Luiz Dadam.
As prisões tinham sido decretadas pela Vara Federal Ambiental da capital catarinense, por suposto envolvimento dos acusados na comercialização de licenças e autorizações ambientais na Ilha de Santa Catarina.
Ao analisar o habeas corpus impetrado pela defesa de Joceli de Sousa, o desembargador entendeu que não há mais necessidade de manutenção da prisão preventiva do réu. Como Silveira, Bazzo e Dadam foram presos pelos mesmos motivos, Penteado decidiu estender a eles os efeitos da decisão proferida no recurso de Joceli de Sousa.
Conforme o desembargador, o suposto esquema criminoso foi desmantelado pela Operação Moeda Verde, “arrefecendo a necessidade de custódia ante a improvável possibilidade de retorno aos supostos ilícitos praticados”.
Penteado destacou ainda que não existem elementos concretos a indicar que, uma vez soltos, os acusados venham a atentar contra o processamento da ação como, por exemplo, ameaçando testemunhas ou destruindo provas materiais.


8) Exercício individual – Cada aluno usa a mesma notícia (caso do celular) e produz um roteiro de 20 linhas para uma versão para texto, um roteiro de três minutos para áudio, idem para vídeo e uma quarta versão com 20 linhas para lançar uma discussão numa comunidade virtual tipo Orkut.

9) Exercício coletivo - Usar mesma notícia para desenvolver um roteiro multimídia em ambiente de convergência digital num site web.

10) Referências para consulta:
- Portal Convergência Digital - http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5994&sid=27
- Operadoras vão pagar por conteúdo produzido pelos usuários http://anabrambilla.com/blog/archives/196
- Mobile Media - texto em inglês sobre o uso de celular para transmissão de informações no Japão http://www.japanmediareview.com/japan/wiki/mobilemedia/

Um comentário:

Unknown disse...

olá Castilho...
hj não poderei ir pra aula...estou bastante atarefada com a monografia...mas postei duas noticias no blog hj....
inclusive ao abrir o blog de jornalismo online , deparei com a noticia que trabalhei no meu blog hehehe...
qualquer coisa mail me