quarta-feira, 2 de maio de 2007

Fotografia em jornalismo online / aula dia 2/5

1) Objetivos e tipos de fotografias
- Noticia - a foto é a noticia político flagrado pegando pacote de dinheiro.
- Documental - facsimile de documentos
- Artística – composição de imagens numa foto para transmitir uma idéia do autor da foto
- Emoções e sentimentos – quando a imagem procura reforçar ou criar algum tipo de emoção associada ao texto.
- Ilustrativas – são fotos cuja importância maior está na composição do design da página web. Nestas condições a foto serve para aliviar o peso da imagem do texto.

2) Fotos em blogs
a) Elas são um componente essencial na media em que a fotografia assume a forma de uma narrativa. As historias são contatas através de fotos onde o texto é secundário.
b) Preocupação em associar texto e fotos para desenvolver uma narrativa interada multimídia. O grande desafio dos autores de blogs, que geralmente também são os autores das fotos.
c) Uma foto vale mil palavras, com isto você encurta sintetiza e compacta (zipa) a história que está contando. Mas não pode ser qualquer fotografia. Ela tem que ajudar e acelerar a compreensão da história.
d) Fotos pequenas só para situações onde há um ou dois detalhes a serem destacados. Fotografia com menos de dois centímetros e meio (reais) não funcionam, salvo se você dispõem do recurso de ampliação com mouse over.
e) O maior efeito visual , normalmente é obtido com fotos grandes ocupando toda a largura da coluna de um blog ou 10 cm de largura. Salvo casos especiais, as proporção é 3 x 5 . Mas as fotos devem ter ótima qualidade.
f) Há situações em que é importante chamar a atenção do visitante para um detalhe da foto. Neste caso é necessário editar (cortar) a foto para destacar o que se pretende e eliminar elementos visuais não essenciais. Editores de fotos
g) Às vezes é necessário usar também o texto para destacar ou explicar um elemento da foto.
h) O autor das fotos geralmente é o autor do texto.

3) Fotos em sites de notícias
a) Valem quase todos os itens mencionados nos blogs;
b) O grande desafio do jornalismo online é combinar fotos e texto numa narrativa integrada.
c) Para desenvolver uma narrativa multimídia é necessário preocupar-se com alguns passos básicos: - desenvolver a história (roteiro basico), - ver que aspetos da história podem ser melhor contados em texto, com fotografias, sons, vídeos e interatividade. No nosso caso atual, vamos pensar apenas em texto, fotografias e participação do leitor (interatividade).- Identificadas as partes onde o texto e as fotos são mais adequados, começa-se a montar o roteiro operacional selecionando os trechos de texto e o tipo de fotografia já disponível ou que deverá ser feita.- edição e corte das fotos para adequa-las ao espaço disponível na página e à narrativa textual;
d) Compactação e publicação de fotos- Fotos de máquinas digitais são pesadas e deformam o design do blog- Fotos muito pesadas geram demoras no download da página e irritam o visitante. Uma foto de 500 KB demora dois minutos em linha discada. Máximo de espera 10 segundos.- As fotos devem estar no padrão JPEG ou GIF porque são mais leves, geralmente no tamanho 72 dpis. As fotos originais normalmente tem 300 dpis.- As fotos podem ser editadas em softwares simples como o IrfanView (grátis) ou mais complexos como o Photoshop. Alem de reduzir o tamanho estes softwares fazem a conversão para JPEG e GIF.
e) Arquivamento de fotos- Para publicação as fotos devem estar arquivadas em algum lugar na web porque elas são descarregadas na página a partir de um servidor. (Flickr, Picasa ou Box Net)


4) Slide shows – geralmente com narração em áudio. - ver exemplo http://album.dvd-photo-slideshow.com/flash/flower.swf
- como fazer (software grátis) http://www.flash-slideshow-maker.com/ ou
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/digitalphotography/photostory/default.mspx
- tutorial http://www.flash-slideshow-maker.com/faq/blog_photos.php

5) Desenvolver exercicio de combinação de texto e fotos (em aula).

Um comentário:

Ricardo Marques Domit disse...
Este comentário foi removido pelo autor.