quarta-feira, 4 de abril de 2007

Aula dia 04/04 Blogs Jornalísticos

Produção de blogs jornalísticos

1) Pelo menos 30% dos 70 a 80 milhões de blogs existentes no mundo dedicam-se à coleta e distribuição de informações jornalísticas de utilidade pública. Isto dá mais ou menos 24 milhões de pessoas, ou seja, quase a vigésima parte de todos os jornais vendidos diariamente no mundo.

2) Os blogs estão mudando a cara do jornalismo. Um número cada vez maior de profissionais está migrando para a blogosfera, da mesma forma que os jornais estão buscando nela novos talentos.

3) Além disso, é uma forma de conseguir colunistas a baixo preço explorando a chamada cauda longa = nichos de informação especializada que jamais seria viabilizados num jornal impresso passam a sê-lo na internet, graças aos blogs.

4) A falsa guerra entre blogueiros e jornalistas – Texto do Jay Rosen sobre a falsa guerra entre jornalistas e blogueiros:http://journalism.nyu.edu/pubzone/weblogs/pressthink/2005/01/21/berk_essy.html

5) Jornais criam blogs, aderem ao jornalismo cidadão. Caso Ohmy News.

6) O negócio da imprensa mudou: antes os provedores de conteúdo dominavam, agora é a vez dos consumidores de conteúdo.

7) O fim dos intermediários. As pessoas tem acesso direto ao publico e não dependem mais de jornalistas para chegar até o público.

8) Há um novo contrato entre os provedores de noticias (governo, empresários e show biz) e os distribuidores de noticias (jornais e jornalistas). O novo contrato inclui os independentes. O grande jornalismo perdeu a hegemonia e está perdendo o glamour. Os repórteres da TV Globo gostam mais dos blogs pessoais do que de aparecer no vídeo. Caso William Waack.

9) Credibilidade da imprensa em baixa – em 1988, 58% dos norte-americanos acreditavam piamente nos jornais. Hoje, apenas 38% fazem o mesmo. A credibilidade dos blogs não ocupou o espaço vago. As pessoas estão descobrindo novo parâmetros de credibilidade online.

10) Os jornalistas herdam a credibilidade dos jornais. Os blogueiros a constroem desde a base e com a vantagem de que a sua credibilidade surge de um contato direto com os leitores, coisa que não existe nos jornais impressos. Por isto eles tendem a menosprezar a credibilidade dos blogueiros.

11) Os blogueiros se vêem como profetas de um novo tempo, pregadores do evangelho das novas tecnologias, enq uanto os jornalistas tradicionais os vêem como um bando de amadores tentando assaltar o templo da credibilidade, da liberdade de imprensa e dos valores tradicionais. Trata-se de um debate sem sentido. A ascensão dos blogs no implica na morte do jornalismo profissional.

12) Os blogueiros podem ser jornalistas da mesma forma que os jornalistas nem sempre exercem a profissão quando publicam noticias não conferidas ou informações distorcidas. Ninguém é dono do jornalismo.

15) Exercício de condensação de textos (em aula). Reduzir primeiro para 20 linhas e depois para 10 linhas, o texto que se encontra no seguinte endereço: http://jol-assesc.blogspot.com/2007/03/texto-para-leitura-e-analise-critica-em.html Tempo de execução 30 minutos. Enviar os textos para castiho.aulas@gmaill.com até as 20:15 horas.

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